Dúvidas frequentes
1. Clareamento dental provoca sensibilidade?
Não necessariamente. Ainda que a realização do clareamento dos dentes possa gerar sensibilidade, este efeito não acontece sempre e também pode ser evitado. A precaução número um é fazer este procedimento com um profissional confiável, que tenha sólida experiência na área de odontologia estética. Outro cuidado essencial é seguir todas as recomendações feitas pelo profissional antes e após a realização do procedimento. Vale ressaltar que pessoas que já apresentam sensibilidade dental devem informar ao dentista sobre esta condição.
2. É necessário fazer outros tratamentos antes do clareamento?
Sim. Antes de realizar o clareamento dos dentes é necessário passar por uma avaliação geral. O objetivo é observar a saúde bucal como um todo. Caso existam placas bacterianas e tártaro, é preciso que eles sejam removidos por meio de uma limpeza odontológica. Caso exista cárie, é necessário obturar o dente afetado. Se o paciente está apresentando problemas como gengivite ou periodontite, é preciso tratar essas condições antes de efetuar o clareamento.
3. Quantas sessões são necessárias para o clareamento?
O clareamento feito no consultório odontológico requer cerca de 3 sessões. Ele é mais rápido que o caseiro devido aos recursos de laser ou LED. Além disso, o gel clareador utilizado no consultório apresenta maior concentração se comparado ao que é utilizado em casa.
4. É preciso trocar as restaurações de todos os dentes depois de fazer o clareamento?
As restaurações nunca são clareadas, pois não sofrem ação do gel clareador – mas também não sofrem danos durante o tratamento. Assim, só será necessária a troca de restaurações em dentes que aparecem no sorriso, por uma questão estética. Cabe ressaltar que algumas manchas pré-existentes também podem se sobressair após o procedimento, devendo ser identificadas previamente para que não haja insatisfação do paciente após o tratamento.