Dúvidas frequentes
1. É necessário internação para fazer o procedimento?
Na maioria das vezes não é necessário, mas vai depender da clínica e da técnica a ser utilizada pelo cirurgião. Entretanto, a colocação de implantes dentários em consultórios preparados e modernos é tão segura quanto a realizada em hospitais e não necessita da internação. Aliás, o implante é um procedimento rotineiro que se enquadra no dia a dia do cirurgião dentista.
2. Os implantes dentários causam dor?
De forma alguma. Como qualquer outro procedimento cirúrgico, é aplicada a anestesia no momento da implantação. Após isso, pode ocorrer dor e edema, já que estamos falando de um pós-operatório. Mas o dentista responsável irá prescrever os medicamentos necessários para que o paciente tome nesse momento, como os analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios.
3. Pode haver rejeição?
O implante dental é um corpo inerte que o organismo aceita e não existe risco de rejeição. Além disso, como já falamos, o material é feito de titânio, que além de ser bem pesquisado e aceito, é indicado para diversos tratamentos médicos, como na ortopedia, e odontológicos, no caso da implantodontia.
O que pode ocorrer é o insucesso devido a algum problema durante a cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade dos ossos ou problemas relacionados à prótese. A ausência de osseointegração, também pode acarretar problemas com o tratamento.
4. Quanto custa, em média, colocar implante?
O valor depende muito da situação. Vários fatores precisam ser levados em conta, como a quantidade de implantes, se houve ou não muito tempo após a perda do dente e o material a ser utilizado.